Tudo o que precisa de saber sobre gelo e nunca imaginou

A não ser que esteja derretido ou que não haja, o gelo é raramente considerado no mundo dos bares, no entanto, é um dos principais ingredientes de qualquer bebida e, como tal, é fundamental perceber o seu papel na arte de preparar e servir um drink.
- Mais do que um simples meio de arrefecimento, o gelo é uma preciosidade em qualquer cocktail – quando adicionado a álcool que esteja a uma temperatura ambiente, o gelo derrete ligeiramente, adicionando um toque suave de água que complementa o sabor dessa bebida. Daí a importância de deixar as bebidas alcoólicas fora do frigorífico.
- O gelo exige um enorme equilíbrio no que toca à sua quantidade: uma bebida levemente diluída é perfeita, enquanto um drink com demasiado gelo vai revelar-se numa bebida aguada e, curiosamente, morna.
- As couvettes para gelo normais devem ser utilizadas exclusivamente para fazer gelo picado. Fora disso, escolha tabuleiros grandes que permitem o congelamento de blocos de gelo, perfeitos para partir de diversas formas. Para além disso, quanto maior e mais sólido for o gelo, mais tempo demora a derreter, sendo o ideal para a maior parte das bebidas.
- Evite as couvettes que permitem a criação de gelo em formas engraçadas – embora possam ser realmente apelativas, são tão pequenas que derretem demasiado depressa.
- Não utilize sempre as mesmas couvettes e tabuleiros de gelo, é importante rodar e reencher frequentemente para evitar que o gelo mingue e/ou ganhe aquele familiar e desagradável odor e sabor a “congelador”. O melhor gelo, é o gelo fresco, ou seja, aquele feito no dia.
- Para criar gelo tão bonito e transparente como cristal, encha as couvettes/tabuleiros com água filtrada quente (quase a ferver). A água filtrada permite a libertação de pequenas bolhas de ar, para que o gelo se forme devagar e uniformemente. A sua apresentação final é deliciosa!
- Deve reabastecer o seu shaker com gelo fresco sempre que preparar um novo cocktail, mesmo quando estiver a fazer várias bebidas iguais.
- Para picar gelo sem prejudicar o funcionamento e longevidade do motor e das lâminas do seu picador, comece por embrulhar o bloco de gelo num pano limpo e dê-lhe algumas pancadas com um rolo de massa ou outro objecto forte. Depois, coloque o gelo no picador e termine o processo.
- Para conseguir blocos de gelo elegantes e que mais parecem esculturas glaciais, congele a água em formas de bolo e depois cinzele o gelo com a ajuda de um picador manual.
- O gelo é um excelente recurso para “cortar” o excesso de álcool numa bebida.
- Manuseie o gelo sempre com a ajuda de uma pinça ou pá adequada e nunca com as mãos – para além de ser pouco higiénico, o calor humano irá contribuir para o seu derretimento.
Gostou deste artigo?: