Mensagem de erro

Notice: Undefined property: stdClass::$comment_count em comment_node_page_additions() (linha 728 de /home/ba/public_html/modules/comment/comment.module).

Tudo sobre a cachaça

A cachaça é uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. Ela pode ser bebida de forma pura, usada na preparação dos cocktails mais saborosos ou como ingrediente nos melhores petiscos gastronómicos. Conheça um pouco mais da história da cachaça e aprenda a combiná-la, por exemplo, com a comida.

A origem da cachaça

Existem duas teorias que explicam a origem do nome desta bebida alcoólica: do termo ibérico “cachaza”, isto é, um vinho de borra de menor qualidade; e do termo “porca”, que é o feminino do cachaço de porco, dado que a cachaça era usada para amolecer a carne dos porcos selvagens encontrados nas matas do nordeste brasileiro. Estima-se que a sua produção tenha começado na época colonial brasileira, nomeadamente a 13 de setembro - Dia Nacional da Cachaça.

A proibição da comercialização da cachaça

Em 1635, o governo português proibiu a comercialização da cachaça, pois temia que esta fosse uma concorrente direta da bagaceira, uma aguardente produzida a partir do bagaço de uva. No entanto, em 1660, os produtores fluminenses revoltaram-se contra os impostos instituídos por Salvador Correia de Sá e tomaram de assalto o poder do Rio de Janeiro durante 5 meses, eliminando as taxas e a proibição da comercialização da cachaça. Um ano mais tarde, em 1661, a rainha regente de Portugal - D. Luísa de Gusmão - , autoriza a produção de cachaça no Brasil. Finalmente, em 1994, passa a ser um produto cultural do Brasil.

A cachaça como um produto além-fronteiras

Atualmente, a cachaça é um produto que chega a todo o lado, uma vez que é distribuída para mais de 60 países diferentes, dos quais a Alemanha recebe cerca de 30% do total exportado. O maior produtor desta bebida é o Estado de São Paulo, seguido do Estado de Rio de Janeiro e de Pernambuco. Ao todo, são mais de 40 mil produtores e mais de 40 mil marcas diferentes.

A produção da cachaça

A cachaça é uma bebida alcoólica extraída da cana de açúcar que é facilmente produzida. Atente para os 6 passos seguintes:

  1. A cana de açúcar é a matéria-prima usada na preparação desta bebida. Quanto mais doce ela for, mais saborosa será o sabor final da bebida. A cana de açúcar deve ser colhida de forma manual e moída até um prazo máximo de 36 horas depois de ter sido recolhida.
  2. O caldo é padronizado e é adicionada água potável, fuba de milho e farelo de arroz para que a ação das leveduras transforme o preparado em vinho.
  3. O preparado deve ficar a repousar durante um período de 24 horas em dornas de madeira, inox ou plástico numa sala arejada e com uma temperatura média de 25 graus centígrados.
  4. Depois, segue-se a destilação. Nesta fase, o vinho é fervido, produzindo vapores condensados e uma grande quantidade de álcool etílico.
  5. A etapa da filtração faz com que sejam retirados todos os detritos, o que atribui uma maior nitidez e limpeza ao preparado.
  6. Na última fase, o envelhecimento é feito em barris de madeira para que o preparado fique com a cor e com o aroma que lhe é característico. Depois desse período, a cachaça está pronta a ser engarrafada e vendida.

A caipirinha

A caipirinha é uma das bebidas feitas à base de cachaça mais conhecidas e de maior sucesso. Isto acontece porque a bebida é, simplesmente, deliciosa e de fácil preparação.

Ingredientes necessários

  • Cachaça q.b.
  • 2 colheres de chá de açúcar amarelo
  • Gelo picado
  • 1 lima pequena
  • 1 folha de hortelã

Modo de preparação

Na preparação deste cocktail original, é necessário lavar, espremer e partir a lima em pequenos pedaços. Depois, deve adicionar o açúcar amarelo, a cachaça e o gelo picado durante alguns momentos. Por último, deve colocar 1 folha de hortelã como decoração e envolver o copo num guardanapo de papel.

A cachaça na culinária

A cachaça também é um ingrediente muito usado na culinária. Conheça algumas das melhores receitas:

Lombinho Cachaceiro

Ingredientes necessários

  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 dose de cachaça
  • sumo de um limão
  • 1 cebola cortada em fatias finas
  • 1 colher de sopa de rapadura ralada

Modo de preparação

Comece por preparar o lombo com sal, alho e pimenta. Depois, numa frigideira, aqueça o azeite e coloque o lombo a ganhar cor. Numa panela à parte, coloque as cebolas e as raspas de rapadura a caramelizar. Quando o lombo estiver no ponto, adicione uma dose de cachaça e leve-o ao lume. Depois, junte o sumo de um limão e deixe que a carne absorva o líquido todo. Por último, coloque as fatias finas de cebola sobre o lombo e sirva bem quente!

Rosquinhas de cachaça

Ingredientes necessários

  • 1/2 copo de cachaça
  • 1/2 copo de óleo
  • 1/4 copo de açúcar refinado
  • 1/2 kg farinha de trigo
  • canela com açúcar para polvilhar

Modo de preparação

Para fazer este petisco, é necessário juntar a cachaça, o óleo, a farinha e o açúcar. Depois, mexa todos os ingredientes com bastante força até que o preparado esteja bem consistente. A forma das rosquinhas (corações, laços, quadrados, entre outros) fica ao gosto de cada um. Depois de as moldar, leve-as ao forno. Por último, retire as rosquinhas do forno e polvilhe-as com açúcar e canela.

Virado de abobrinha caipira

Esta é uma receita tipicamente brasileira que é muito fácil de ser preparada.

Ingredientes necessários

  • 2 dentes de alho picado
  • 1 colher de chá de cebola batida
  • 2 abobrinhas raladas pequenas
  • 1 cubo de caldo de legumes, ou sal a gosto
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de milho

Modo de preparação

Prepare um refogado e coloque a abobrinha, o caldo de legumes e a pimenta-do-reino a alourar. Vá mexendo com cuidado e adicione um pouco de água e farinha de milho. Depois, reduza o lume para não queimar a farinha e deixe-a a cozer durante uns minutos. Quando o preparado tiver uma boa consistência, sirva bem quente!

Gostou deste artigo?: