Como ter um bar ecológico

A exploração ecológica de um bar é um dos aspetos mais importantes que um barman pode realizar para reduzir o impacto negativo sobre o meio ambiente. Saiba como ter um bar ecológico e aprenda todas as técnicas que vão tornar o seu bar num dos melhores amigos do planeta.

Num bar, a maioria dos materiais utilizados na preparação das mais diversas bebidas e cocktails podem e devem ser reciclados. Contudo, atrás de um balcão, há muito mais que pode ser feito para que a pegada de carbono do seu bar seja a mais reduzida possível. Para o fazer corretamente, deve cumprir com os aspetos seguintes:

Comprar bebidas espirituosas amigas do ambiente

A preocupação com o meio ambiente é uma batalha de todos e, à conta disso, muitas empresas de bebidas espirituosas têm vindo a adotar medidas cada vez mais práticas e amigas do ambiente na sua produção. Atualmente, existe um maior rigor na escolha dos ingredientes e dos materiais utilizados e aqueles que são recicláveis têm a preferência da maioria. Algumas das marcas de bebidas espirituosas mais amigas do ambiente são: 360 Vodka, Charbay Vodka, Orange V Vodka, Prairie Organic Vodka, Square One Organic Vodka, Tru Organic Vodka e Tru2 Organic Gin.

Reciclar garrafas vazias

Para que um bar seja considerado ecológico, é fundamental que todas as garrafas vazias sejam recicladas. Um barman pode fazê-lo através da forma seguinte:

  • Criar um caixote de lixo de fácil acesso para colocar todas as garrafas e fazer a separação entre as que são de vidro e as de plástico. Posteriormente, só precisa de levar o caixote até ao ecoponto mais próximo;
  • Certificar-se que as garrafas de plástico que utiliza são recicláveis;
  • Reutilizar as garrafas de plástico e de vidro para preparar infusões ou receitas caseiras;
  • Reaproveitar as garrafas mais engraçadas em vez de as deitar fora. Pode, por exemplo, transformar uma garrafa num castiçal ou em qualquer outro elemento de decoração. Neste aspeto, a criatividade premeia sempre os mais audazes e originais.

Utilizar materiais laváveis e reutilizáveis

A maioria dos materiais que podem ser utilizados num bar são laváveis e reutilizáveis, à exceção dos ingredientes dos cocktails e das suas respetivas decorações. Nesse sentido, para minimizar o desperdício e para que os materiais durem o máximo de tempo possível, deve dar especial atenção aos materiais seguintes:

  • As toalhas: Opte pela utilização de toalhas de algodão em vez das toalhas de papel;
  • Os guardanapos de cocktail: Na apresentação de um cocktail, a utilização de guardanapos de linho é mais ecológico que os guardanapos de papel;
  • Os pauzinhos e palitos de azeitona: Utilize pauzinhos e palitos de azeitona em aço inoxidável. A sua utilização não interfere com o sabor é mais económica e amiga do ambiente;
  • A placa de corte: Opte pela utilização de uma placa de corte em bambu, pois este é um dos melhores materiais que pode ser utilizado num bar. 

Comprar ferramentas e loiças de vidro de qualidade

Ao comprar ferramentas para o bar, como shakers, espremedores, liquidificadores, copos de vidro, entre outros, deve optar por escolher sempre os melhores materiais, pois estes são sinónimo de qualidade e durabilidade. O mercado de usados é também muito forte e, por vezes, mais vale comprar uma ferramenta ou loiça de vidro usada de qualidade do que um material novo de qualidade duvidosa.

Comprar produtos frescos para misturar e enfeitar os cocktails

Para fazer os melhores cocktails necessita de ter os produtos mais frescos do mercado, uma vez que estes conferem os melhores sabores. Nesse sentido, deve utilizar sumos frescos, de modo a reduzir ao máximo o consumo dos sumos engarrafados. Para o fazer, deve escolher produtos orgânicos, frutas, ervas e todo o tipo de enfeites que foram cultivados localmente. Se fizer o cultivo dos seus próprios frutos, o resultado será ainda melhor.

Estar consciente de como fazer e utilizar gelo

O gelo é um dos ingredientes mais importantes de um bar, dado que se encontra presente na maioria dos cocktails. Dessa forma, a pegada ecológica de gelo é muito importante: precisa de água para o gelo e eletricidade para congelar a água. Nessa perspetiva, para fazer e utilizar gelo de uma forma consciente, deve dedicar especial cuidado aos pontos seguintes:

  • Desligar a máquina de fazer gelo quando esta se encontrar cheia;
  • Optar pela utilização de tabuleiros de gelo que são mais económicos, em vez de máquinas de fazer gelo. Opte pelos tabuleiros de grandes dimensões (alguns têm a capacidade de 60 cubos);
  • Armazenar os cubos de gelo que não tenham sido utilizados num balde próprio para o gelo;
  • Utilizar apenas o gelo que considera ser necessário para a preparação de uma bebida. Opte pela utilização das bolas de gelo japonesas para os uísques simples, pois estas duram mais tempo que os cubos tradicionais.

Conservar energia

A poupança de energia é um dos aspetos mais importantes a considerar para que o seu bar seja o mais ecológico possível. Saiba conservar a energia do seu bar ao reduzir ao máximo o funcionamento de todos os eletrodomésticos. Ao fazê-lo estará a poupar na conta da eletricidade e, ao mesmo tempo, está a ajudar o meio ambiente. Deve procurar não ter espaços vazios no congelador, pois isso obriga a um maior consumo de energia. Deve desligar todos os aparelhos que não estiverem a ser utilizados, como os liquidificadores, trituradores de gelo, espremedores, entre outros.

Conservar água

A água é um dos recursos naturais mais importantes para o homem e, como tal, o seu consumo deve ser ajustado e equilibrado. Para o fazer de uma maneira mais ecológica, pode optar pelas seguintes técnicas:

  • Coloque redutores de fluxo em todas as torneiras do seu bar. Esta é uma pequena peça que se encaixa na torneira e possibilita reduzir o seu caudal em cerca de 50%;
  • Lave todas as ferramentas e loiças de vidro de uma vez só para não estar sempre a abrir e a fechar a torneira da água;
  • Não deixe a torneira a correr enquanto lava a loiça, opte por encher um dos lados do lava-loiça com água fresca, que pode servir para retirar o detergente das peças já esfregadas.

Mudar a iluminação do bar

A iluminação de um bar deve ser a mais adequada possível ao seu ambiente natural. Dessa forma, para que o ambiente do seu bar seja o mais convidativo e descontraído possível deve ter alguns cuidados com o seu sistema de iluminação. São eles:

  • Não utilize luzes a não ser que precise delas;
  • Acenda velas ou utilize luzes LED para criar uma atmosfera relaxada;
  • Substitua todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo.

Limpar de uma forma ecológica

Um bar limpo é um bom bar e, nesse aspeto, pode substituir vários produtos de limpeza por alternativas mais verdes e ecológicas. Por exemplo, o vinagre, o bicarbonato de sódio e o limão são produtos de limpeza ecológicos muito eficientes. Crie um kit de limpeza com produtos naturais para a limpeza da sua casa e do seu bar e opte pela aquisição de produtos “verdes” de limpeza.

Gostou deste artigo?: