Mensagem de erro

Notice: Undefined property: stdClass::$comment_count em comment_node_page_additions() (linha 728 de /home/ba/public_html/modules/comment/comment.module).

Como beber e o que saber sobre o sake

Pessoas a provar sake

O sake, em português saqué, é uma das bebidas orientais mais populares e apetecidas do mundo. Ela surgiu com a importação de vários produtos, serviços e costumes orientais, o que contribuiu para a existência de um mercado global cada vez mais alargado. No entanto, apesar da sua fama ser além fronteiras, ainda existem muitas dúvidas quanto à sua origem e à forma como deve ser consumido. Saiba tudo sobre o sake e conheça todos os pormenores da bebida que tem um gosto esquisito e, ao mesmo tempo, irresistível.

O que é o sake

O sake é uma bebida resultante da fermentação do arroz com a água. A sua produção é bastante trabalhosa e demorada, uma vez que exige que a bebida repouse cerca de seis meses até ficar pronta a ser consumida. Ela atravessa várias etapas de fabrico distintas, como a polição, fermentação e pasteurização, onde é acrescentada água e álcool.

Atualmente, no Japão, foi lançado um decreto de lei que obriga o sake a ter álcool puro e glicose para que o sabor final da bebida seja ainda mais saboroso.

A origem do sake

Não se conhece ao certo a origem do sake, pois existe a dúvida se terá sido na China ou no Japão. No entanto, é do conhecimento geral que foi na Terra do Sol Nascente - no Japão - que esta bebida conquistou uma maior popularidade. Trata-se de uma bebida de referência que goza de um enorme respeito e tradição.

Como beber sake

A temperatura ideal

O sake pode ser bebido de duas formas distintas: a frio ou a quente. A maneira como ele é ingerido altera por completo o seu sabor final, apesar das duas opções provocarem sensações únicas ao nível do paladar. A opção pelo sake frio revela um sabor meio amargo e frutado. Por outro lado, o sake quente  lembra um chá forte com álcool e de textura muito encorpada.

O copo a usar

Além da temperatura do sake, também é muito importante escolher a forma como o vai beber: num copo normal ou numa taça quadrada. Independentemente do copo que escolher, muitos apreciadores adicionam sal, dado que este ingrediente faz com que a ingestão da bebida seja ainda mais agradável.

Modo de preparação

O sake com sal é uma bebida extraordinária que é muito fácil de ser preparada. Basta colocar o sake numa taça quadrada ou num copo normal (de acordo com a sua seleção), colocar o sal numa das bordas do copo e beber. Também pode colocar o sal diretamente na bebida, mas é recomendável que não o faça, pois, dessa forma, o sabor do sake será alterado e não produzirá o efeito pretendido no seu paladar.

Tradições à volta do sake

  • No Japão, existem muitas reuniões destinadas ao consumo e ao debate do estado do sake. Para tal, é criado o ambiente mais apropriado numa sala bem iluminada e de tons claros.
  • Normalmente, o sake é degustado num copo de porcelana branca com anéis coloridos no fundo, círculos esses que servem para averiguar a transparência e a textura do vinho. Quanto mais transparente (de cor amarelada ou acastanhada) e limpo for o sake, melhor será a sua qualidade e sabor final.
  • É de bom tom manter a taça ou o copo cheio até ao final da refeição para que depois a bebida seja ingerida de um só trago.
  • À mesa, a bebida é invariavelmente servida pelo vizinho, dado que é deselegante que cada um se sirva a si próprio. Enquanto a bebida é servida, o copo deve ser mantido ao alto na mão direita e apoiado com a mão esquerda.
Gostou deste artigo?: