Mensagem de erro

Notice: Undefined property: stdClass::$comment_count em comment_node_page_additions() (linha 728 de /home/ba/public_html/modules/comment/comment.module).

Os 10 melhores livros de receitas de bebidas para um barman

O barman é um profissional qualificado que é visto como a personagem principal de um bar, uma vez que ele é o responsável máximo pela preparação dos melhores cocktails e das bebidas mais saborosas. Ele precisa de ter formação adequada e conhecimentos teóricos e técnicos muito avançados para conseguir vingar nesta área. Dessa forma, se está a pensar ser um barman, conheça os 10 melhores livros de receitas de bebidas e transforme-se num profissional de referência neste meio.

1. Cosmopolitan: A Bartender’s Life

O Cosmopolitan: A Bartender’s Life é um livro de Toby Cecchini que dá a conhecer a vida quotidiana de um barman. O livro fala de três pontos essenciais no dia a dia deste profissional: bebidas, vida noturna e mulheres.
Cecchini reflete sobre as vicissitudes da vida neste sector, sendo por vezes mordaz quando expõe a realidade da sua profissão ao mesmo tempo que demonstra a arte, habilidade e conhecimento de quem está por detrás do bar.
À venda por aproximadamente 11 euros/32 reais, este manual é escrito por um dos bartender´s que mais tem contribuído para imortalizar o famoso Cosmopolitan.

2. The Joy of Mixology

O conhecido barman e escritor Gary Regan publicou, em 2003, o livro “The Joy of Mixology”. Ele está à venda por aproximadamente 23 euros/68 reais e dá a conhecer um guia cheio de receitas de bebidas para um barman e um estudo sobre a mixologia molecular.
Com mais de 350 receitas de bebidas este é também um manual de dicas práticas e de conselhos para iniciantes e profissionais. Este livro apresenta um sistema de categorização de bebidas que permite ao barman lembrar a receita da sua bebida e, ao mesmo tempo, inventar as suas próprias bebidas.

3. Kindred Spirits 2

O Kindred Spirits 2 foi publicado em 2008 por Paul Pacult e revela uma compilação de mais de 2.400 avaliações detalhadas de uísques, conhaques, vodkas, tequilas, rum, gim e licores. Ele pode ser adquirido pela módica quantia de 39 euros/115 reais e oferece-lhe um conhecimento mais profundo sobre os cheiros, gostos e paladar de todas as bebidas.

4. Cocktail: The Drinks Bible for the 21st Century

O livro de Paul Harrington desvenda todos os segredos de 64 cocktails clássicos e ainda apresenta as receitas de mais de 30 bebidas diferentes. Ele pode ser comprado por aproximadamente 39 euros/115 reais e dá a conhecer as bebidas mais comercializadas do século XXI, sendo uma espécie de bíblia para qualquer barman.

5. On Food and Cooking

O livro de Harold McGee é uma publicação extraordinária que custa cerca de 21 euros/62 reais. Ele é dividido em vários capítulos, mas um dos mais interessantes é o que analisa a produção do álcool de uma forma mais científica. A conceituada revista Time classifica o “On Food and Cooking” como uma verdadeira obra-prima, pois é uma mais-valia para qualquer barman.

6. Vintage Spirits & Forgotten Cocktails

O livro “Vintage Spirits & Forgotten Cocktails” foi escrito por Ted Haigh e é uma espécie de livro sagrado da arqueologia do cocktail. Nesta edição de cocktails esquecidos e de bebidas espirituais vintage, o autor acrescentou 20 novas receitas a uma coleção que, por si só, já possuía 80. Trata-se, sem dúvida, de um manual único com factos históricos e imagens vintage com o custo de 11 euros/32 reais.

7. The Savoy Cocktail Book

O “The Savoy Cocktail Book” é um livro repleto de estilo, elegância e sofisticação, sendo também o berço de alguns dos mais famosos cocktails do mundo. Ele foi escrito em 1930 por Harry Craddock, custa 11 euros/32 reais e apresenta 750 das receitas mais populares de Harry (lendário barman americano), inventor da Dama Branca e apreciador do Dry Martini.

8. A History of the World in six glasses

Da autoria de Tom Standage, o livro “A History of the World in six glasses” revela as seis bebidas que ajudaram a moldar a história da humanidade, nomeadamente a cerveja, o vinho, o uísque, o café, o chá e a coca-cola. Ele pode ser adquirido por 11 euros/32 reais e serve para que o barman conheça a história das bebidas mais importantes da indústria.

9. Straight up or on the rocks

Escrito pelo crítico gastronómico William Grimes, o livro “Straight up or on the rocks” é um manual que traça a evolução da bebida americana, das misturas da época colonial à famosa Margarita. Ele tem o custo de 11 euros/32 reais e inclui cerca de 100 receitas de bebidas para inovar os seus cocktails.

10. What to drink with what you eat

Este livro, extremamente recente, é da autoria de Dornenburg e de Karen Page e está disponível por aproximadamente 19 euros/56 reais. O álcool mostra a sua verdadeira beleza quando é apreciado com uma boa refeição e é isso que este livro procura fazer, dando a conhecer as melhores bebidas numa perspetiva mais culinária.

Gostou deste artigo?: 

Artigos relacionados